segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Astronomia

O UNIVERSO
O universo é o espaço que contém toda matéria e energia, desde as partículas subatômicas até aos super-aglomerados galácticos.
A teoria mais aceita sobre a origem do universo é a do Big Bang (grande explosão), estabelecida pelo físico russo George Gamow em 1948, onde se acredita que o universo teria surgido há aproximadamente 15bilhões de anos, quando toda matéria existente no universo estava concentrada em um só ponto, gerando assim um altíssima temperatura e pressão, originando uma grande explosão, expulsando poções dessa massa para todas as direções, continuando este processo até hoje, formando assim ao longo de bilhões de anos diversos astros celestes.


AS GALAXIAS
São conjuntos de estrelas, planetas, asteróides, nebulosas e demais astros. A nossa Galáxia é denominada de Via-Lactea (caminho do Leite) e possui a forma espiralada, com braços e um bojo central. A Via-Láctea é enorme com cerca de 100 mil anos-luz de diâmetro (um ano-luz é aproximadamente 9,46 trilhões de km).





CONSTELAÇOES
São conjuntos de estrelas que quando unidade por linhas imaginárias possui a forma de um ser ou objeto.



NEBULOSAS
São nuvens de poeira e gases no interior de uma galáxia e se acredita que são os beçarios das estrelas.

ESTRELAS

São astros esfereróides, luminosos, constituídos de gases de Hidrogênio que sofrem uma reação, termonucleares liberando energia e Hélio. As estrelas possuem tamanhos variados desde 450vezes menor a 100 vezes maior que o Sol. A sua temperatura varia de 3 000°C a 50 000°C. A cor da estrela está relacionada com sua temperatura, as mais quentes são azuis e as mais frias são as vermelhas, tendo como intermediárias as verdes, laranjas e amarelas.
As estrelas de nêutrons têm somente 10km de diâmetro e são constituídas de partículas subatômicas chamadas nêutrons. São também conhecidas como pulsares por girarem rapidamente e emitirem feixes de ondas de rádio.

SISTEMAS PLANETÁRIOS
O nosso sistema, denominado Sistema Solar, é constituído de oito planetas, 61 satélites, asteróides, cometas, meteoróides, gases e poeira cósmicos.

ASTERÓIDES

Um asteróide é um corpo menor do sistema solar, geralmente da ordem de algumas centenas de quilômetros apenas. É também chamado de planetóide. O termo "asteróide" deriva do grego "astér", estrela, e "óide", sufixo que denota semelhança.
Já foram catalogados mais de três mil asteróides, sendo que diversos deles ainda não possuem dados orbitais calculados; provavelmente existem ainda milhares de outros asteróides a serem descobertos. Estima-se que mais de quatrocentos mil possuam diâmetro superior a um quilômetro.

METEOROS
Meteoróides são fragmentos de material que vagueiam pelo espaço e que, segundo a International Meteor Organization (Organização Internacional de Meteoros), possuem dimensões significativamente menores que um asteróide. Quando um meteoróide passa próximo da terra, a mesma atrai tal corpo que vem em sua direção com grande velocidade, ocorrendo assim a colisão com a atmosfera terrestre produzindo um rastro de luz formado pelo atrito do corpo em queda com os gases da atmosfera denominado Meteoro ou popularmente estrela cadente. Quando este fragmento chega à superfície terrestre ele é denominado de Meteorito.
O maior meteorito que caiu no Brasil, foi em 1984 na cidade de Bendegó – Bahia e pesava aproximadamente 5.500 kg. Este meteorito está exposto no Museu Nacional do Rio de Janeiro.
A queda de meteorito de grandes dimensões causa buracos impressionantes, como a Cratera no Arizona – EUA, com 1,2 km de diâmetro e 100m de profundidade.

É um corpo constituído basicamente de gelo e poeiras, orbitando o Sol em uma longa e excêntrica órbita. É formado por uma cabeça (Cabeleira e Núcleo de gelo) e uma cauda (formada por gás e poeira). Os cometas podem ser originários de uma enorme nuvem denominada Oort, que rodeia o sistema solar. Ocasionalmente um cometa é desviado de sua nuvem para a órbita do Sol, descrevendo uma trajetória longa e elíptica. Quando ele se aproxima do sol, ele começa a se vaporizar sob a ação do calor, produzindo uma brilhante e reluzente cabeleira e uma cauda de gás e outra poeira.



A TERRA

A terra não pode ser geometricamente esférica, pro que não apresenta um raio constante. O nosso planeta possui uma forma própria, denominada geóide, esta forma possui duas características fundamentais:
1° Levemente achatada nos pólos
2° Abaulada na região equatorial.
A questão da idade Terra vem sendo objeto de especulação desde tempos remotos. Só foi possível calcular a partir da descoberta da radioatividade de alguns elementos, que nos permitiu determinar a idade das rochas que formam a crosta terrestre. Na Groenlândia, por exemplo, foram encontrados rochas de 3,8 bilhões de ano, o que levou a concluir que a terra tem entre 4,5 e 5, bilhões de anos pois milhões de ano passaram desde a sua formação, em estado gasoso superaquecido, até a solidificação das primeiras rochas. Outro exemplo é um meteorito no Arizona, datado em 4,6 bilhões de anos. Como se supõe que os planetas e os meteoritos se formaram no mesmo período, acredita-se que essa seja a idade da terra.







Geoexercícios


1- Os planetas do Sistema Solar se agrupam em duas classes, a dos terrestres ou telúricos, de pequenas dimensões e elevada densidade (Mercúrio, Vênus, Terra, Marte e talvez Plutão), e a dos gigantes ou jupiterianos, de grandes diâmetros e baixa densidade (Júpiter, Saturno, Urano e Netuno).

( ) A lei das órbitas, que foi deduzida por Johannes Kepler, tem como enunciado: "Os planetas descrevem elipses das quais o Sol ocupa um dos focos".
( ) Os antigos caldeus descobriram que a cada 18 anos e 11 dias os eclipses do Sol e da Lua se reproduzem de modo muito idêntico. Esse período é conhecido como período de recorrência dos eclipses ou período de Saros.
( ) Marte, o planeta vermelho, um dos poucos planetas do Sistema Solar que não possuem satélites, tem o
movimento de rotação no sentido retrógrado.
( ) A camada do Sol denominada cromosfera constitui o limite do disco solar visível em luz branca em que surgem as manchas solares.

2-UFPE) Assinale as afirmativas verdadeiras e as falsas.

0 0- A forma da Terra é sem dúvida esférica, porém por não ser uma esfera perfeita, pois há um pequeno achatamento nos pólos e um abalamento no Equador, atribui-se-lhe a forma geóide.

1 1- A teoria do "Big Bang" procura explicar a origem do universo, como tendo sido resultante da explosão de um átomo primordial fortemente carregado de energia, ocorrida há aproximadamente 15 bilhões de anos.

2 2- A duração do movimento de rotação da Terra depende de um ponto referencial. Se este ponto for o sol a sua duração será de 23 horas, 56 minutos e 4 segundos.
33- Entre todas as galáxias, a Via-Láctea é a que mais nos interessa, pois nela está situado o Sistema Solar.
4 4- A terra é um astro iluminado por uma estrela, em torno da qual desenvolve um movimento de rotação.

3-(UFPE) Em relação ao Universo. Assinale as afirmativas verdadeiras e as afirmativas falsas.
0 0 Entre todas as galáxias, a Via-Láctea é a que mais nos interessa, pois nela está situado o Sistema Solar.
1 1 As constelações boreais estão situadas no hemisfério Sul celeste.
2 2 Gravitando entre as órbitas de Marte e Júpiter encontram-se os pequenos astros denominados Planetóides ou Asteróides.
3 3 - A teoria do "Big Bang" procura explicar a origem do universo, como tendo sido resultante da explosão de um átomo primordial fortemente carregado de energia, ocorrida há aproximadamente 15 bilhões de anos.
4 4 - Há o eclipse solar quando a Lua penetra no cone de sombra da Terra, ocultando o Sol total ou parcialmente.

4-(UFPE) Analise as proposições abaixo:
1.O Sol é uma estrela de 5ª grandeza que fornece luz e calor ao Sistema Solar.
2.Os astros do Sistema Solar mantêm um equilíbrio harmonioso em função do mecanismo explicado pela Lei da Gravitação Universal.
3.Os planetas descrevem órbitas circulares e concêntricas em torno do Sol.
4.Os planetóides ou asteróides são pequenos astros que gravitam entre Júpiter e Saturno.
Estão corretas:
a) 1, 2 e 4
b) 2, 3 e 4
c) 3 e 4 apenas
d) 1 e 2 apenas
e) 2 e 3 apenas

5-(UFPE) Leia atentamente:
I) - A terra é um astro iluminado por uma estrela, em torno da qual desenvolve um movimento de rotação.
II) - As galáxias, que existem aos milhares, são formadas por estrelas, planetas, satélites, asteróide e outros astros.
III) - As estrelas, devido a freqüente explosões, liberam energia, provocando fortíssimo calor.
IV) - Os meteoros são pequenos astros, formados por três partes: núcleo, cabeleira e calda.
V) - A lua, na fase minguante, vai passando de cheia a nova e sua superfície, vista da Terra, vai diminuindo.
São Verdadeiras:
a) II, IV, V;
b) I, III, IV;
c) II, III, V;
d) III, IV, V;
e) I, II, IV.




Deus abençoe você.
Sucesso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário