terça-feira, 20 de janeiro de 2009

ECONOMIA PERNAMBUCANA

PIB: Pernambuco cresce acima da média do país
Qua, 10 de Dezembro de 2008 12:15
Resultado de alta de 7% foi puxado pela indústria, com destaque para a construção Micheline Batista / Diário de Pernambuco.

O Produto Interno Bruto (PIB) de Pernambuco cresceu 7,2% no terceiro trimestre do ano, segundo estimativas da Agência Condepe/Fidem. O resultado foi considerado "excelente" e "acima do esperado", mais uma vez superior à média brasileira, que foi de 6,8% de julho a setembro. Os maiores responsáveis pela alta foram a indústria, que evoluiu 8,8%, com destaque para a construção civil (16,7%), e o setor de serviços, que cresceu 6,8%, puxado principalmente pelo comércio (7,3%). No acumulado do ano, o PIB estadual registra uma expansão de 6,9%, enquanto que o Brasil cresce 6,4%.
Pela primeira vez, os números divulgados pela Agência Condepe/Fidem trazem o cálculo do PIB a preços de mercado, em consonância com o que já vem sendo feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Antes, a conta era feita a preços básicos, desconsiderando a arrecadação de impostos. Para se ter uma idéia, a soma de todos os impostos líquidos cobrados sobre produtos no estado evoluiu 7,0%, contra 10,1% no Brasil. No acumulado do ano a evolução dos impostos chega a 7,6% em Pernambuco.
O ano de 2008 está sendo extraordinariamente bom para Pernambuco. Os números refletem o impacto dos grandes investimentos que estão chegando ao estado, principalmente sobre a construção civil. Os resultados do comércio também são muito bons", comenta a coordenadora de contas regionais da agência, Cláudia Pereira. Segundo ela, o bom desempenho deve se repetir no quarto trimestre do ano, que tende a fechar com um crescimento global de 7%, a despeito da crise financeira internacional. "A crise, se chegar por aqui, vai demorar a repercutir na economia", completa Cláudia.
No segmento da construção civil, as principais variáveis no terceiro trimestre foram o contingente de ocupados, que cresceu 22,0%, e o consumo de cimento (18,0%), que ficou próximo das 135 mil toneladas. Essa vitalidade acabou "contaminando" também a atividade de produção e distribuição de eletricidade, gás e água, que variou 9,3%. Cana - Em relação à indústria de transformação, as maiores contribuições vieram do refino de petróleo e álcool, que "bombou" (62,1%), do segmento têxtil (12,6%) e da metalurgia básica (11,1%). "Parte disso é em função do refino de álcool, que evoluiu muito positivamente no início desta safra da cana-de-açúcar. Esse efeito deve aparecer com mais intensidade ainda neste quarto trimestre", observa o consultor da Datamétrica Consultoria, Carlos Magno Lopes.
No caso da indústria têxtil, que sofreu retração no Ceará, aqui se expandiu porque a produção é para consumo doméstico e não para exportação, avalia Lopes. "Os números mostram a pujança e a vitalidade da economia de Pernambuco. No quatro trimestre deve haver uma caída, mas vai cair menos do que o PIB do Brasil", conclui o consultor.
Desempenho mais modesto no campo Entre os setores analisados pela Agência Condepe/Fidem, o desempenho mais "modesto" foi o da agropecuária, cuja expansão foi de 5,6% no PIB do terceiro trimestre do ano. Isso porque as lavouras permanentes, como laranja, café, algodão e banana, apresentaram um crescimento de 2,8%. A uva, que tem um peso grande, está caindo 2,4%. Nas lavouras temporárias (milho, arroz, cana-de-açúcar, feijão, mandioca), a queda foi de 0,2%.
Já a pecuária registrou uma elevação de 16,1% quando comparado ao terceiro trimestre de 2007. No ano, a pecuária mostra um crescimento de 19,0%, com destaque para a produção de aves, leite e ovos, que em 2008 registram expansão de 15,0%, 19,1% e 11,9%, respectivamente. No acumulado do ano, a atividade agropecuária apresenta crescimento de 12,6%. De janeiro a setembro, as lavouras temporárias cresceram 12,5%, em grande parte pelo incremento nas produções de milho, feijão, arroz e cana-de-açúcar.
No setor de serviços, além do comércio, que cresce em muito puxado pelos segmentos de móveis e eletrodomésticos (15,9%) e de varejo e atacado de combustíveis (14,4%), há que se realçar a atividade de transporte, que se expandiu 8,8% no terceiro trimestre. Somente a área de transporte terrestre evoluiu 9,6%. Outros serviços coletivos, sociais e pessoais e de atividades imobiliárias registram expansão de 7,2%. No acumulado do ano, a atividade de serviços evolui 5,9%, quando comparado ao período de janeiro a setembro de 2007.
A estimativa feita pela Agência Condepe/Fidem de que Pernambuco vai crescer 7% este ano é bastante superior aos 5,2% previstos pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) para o Brasil. Essa previsão é ancorada pelo bom desempenho da construção civil e do comércio, que sinalizam crescimento desde o início do ano. "Vai ser ruim para todo mundo, porque as regras são as mesmas. Mas o mais importante é observar a tendência, que no caso de Pernambuco é de crescimento acima do Nordeste e do Brasil".

Nenhum comentário:

Postar um comentário