domingo, 17 de janeiro de 2010

Fontes de Energia

Ü FONTES DE ENERGIA:

Desde a Antigüidade, a humanidade buscou fontes de energia para melhorar o modo de vida e desenvolver trabalho.
O século XIX foi marcado pelo avanço de instrumentos técnicos, capazes de modificar de forma intensa o espaço. Por isso, podemos salientar a Revolução Industrial que exigiu a expansão em larga escala das fontes de energia, como exemplo, o carvão mineral.
No contexto atual, verificamos uma grande dependência da sociedade com os recursos energéticos, que são considerados sustentáculos do mundo pós-moderno do ponto de vista social e econômico.
A classificação das fontes de energia primária, ou seja de energia fornecida pela natureza, são classificadas em renováveis e não-renováveis. Os recursos renováveis são os que tem possibilidades de renovação como a eólica, solar hidráulica e biomassa. E as não-renováveis sem possibilidades de renovação como o petróleo, carvão mineral, xisto e os minerais energéticos e radioativos como urânio e o tório.

ü Tipos de Energia (Petróleo)

O petróleo é recurso natural, não renovável encontrado em rochas sedimentares é um combustível fóssil, fruto da deposição de restos orgânicos (plâncton). Esses sedimentos foram soterrados em antigos mares devido ao dinamismo da litosfera.
A importância desse recurso natural para sociedade contemporânea é que além de possuir maior teor calorífero do que o carvão, o petróleo tem a vantagem de se apresentar de forma líquida, o que facilita sua extração e transporte. Apresenta-se com uso muito diversificado e seus subprodutos como gases, gasolina, óleo diesel, asfalto são cada vez mais importantes para a sociedade pós-moderna.
O petróleo foi descoberto no território norte-americano na Pensilvânia no ano de 1859, e após estudos realizados por especialista, já se tinha a idéia de que essa fonte de energia iria promover uma revolução econômica e tecnológica no setor petroquímico mundial.
No final dos anos 20, formou-se o mais famoso cartel de empresas estrangeiras conhecido como as sete irmãs com o objetivo de controlar e padronizar o preço do petróleo no mercado mundial. São elas Standard OiL de New Jersey ou Exxon, Texaco, Mobil OiL, Gulf Oil, e Standard OiL do Califórnia ou Chevron, Royal-Dutch Shell ( países baixos) e pela Britsh Petroleum ( estatal britânica).
A especulação do preço desse produto no mercado mundial e a insatisfação de alguns países exportadores como Arábia Saudita, Irã, Iraque, Kuwait e Venezuela fundaram, na década de 60, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo por meio do acordo de Bagdá (OPEP).
O ano de 1973, o preço do barril subiu de 3 para 12 dólares, fato conhecido como o primeiro choque do petróleo este fato está relacionado com os conflitos oriundos entre Israel e Palestino Árabes. A partir desse momento histórico o preço do produto sobe de maneira continua.
O Panorama mundial era de uma crise pois países dependentes de importações como os países subdesenvolvidos, Japão, países Europeus não produtores de petróleo tiveram que adotar medidas de racionamento para suportar os elevados custos dessa matéria-prima tão cara paga nos últimos tempos pelo mercado mundial.
Os países ricos detentores do capital e da tecnologia recuperaram rápido a crise econômica desencadeada no Oriente Médio. Mas foi os Estados Unidos que mais se beneficiaram com os PETRODÓLARES, e a elevação do faturamento das grandes companhias que possuíam estoque de petróleo.

Petróleo no Território Brasileiro

A pioneira região à apresentar petróleo no país foi a região nordeste na área geográfica do Recôncavo Baiano,situada na estreita faixa de terra que se estende ao longo da Baía de Todos os Santos.
Posteriormente novas áreas desse recurso na região nordeste próximas do litoral foram logo exploradas.
O grande impulso do setor no mercado interno ocorreu após a crise do petróleo na década de 70, provocados por problemas geopolíticos no continente asiático maior região petrolífera do mundo. A busca por prospecção de novas jazidas ocorreu um fato inesperado foi a descoberta a plataforma da Bacia de Campos no litoral do Rio de Janeiro. Recentemente uma outra área tem grande valor estratégico que é a Bacia de Santos, que está fazendo a PETROBRAS avançar de forma avassaladora na tecnologia de ponta porque essas unidades de produção estão localizadas em alto mar.
Percebemos que as rações realizadas pela PETROBRAS, empresa de vanguarda está aproximando o Brasil num cenário de autonomia.
É de fundamental relevância conhecer o processo histórico do petróleo no Brasil. Sendo assim, podemos comentar as ações executadas pelo governo de Getúlio Vargas na década de 30, quando nacionalizou as jazidas de petróleo,portanto, toda atividade petrolífera passou, por lei, a ser obrigatoriamente realizada por brasileiros.
Ainda nasce nesse mesmo ano o Conselho Nacional do Petróleo (CNP), para avaliar os pedidos de pesquisa e lavra de jazidas de petróleo. O decreto que instituiu a (CNP), também declarou de utilidade pública o abastecimento nacional de petróleo e regulou as atividades de importação, exportação, transportes, distribuição e comércio de petróleo e derivado e o funcionamento da indústria de refino
No dia 29 de julho de 1938, foi iniciada a prospecção de petróleo no poço de Lobato região do Recôncavo Baiano. Mas somente no ano de 1939, o petróleo veio à tona. Foi considerada uma exploração subcomercial, a descoberta incentivou novas pesquisas. No início da década de 40, um dos poços perfurados deu origem ao campo de Candeias o primeiro a produzir petróleo em nosso território, a indústria de petróleo dar seus primeiros passos.
No ano de 1953, com a expansão das atividades petrolíferas uma intensa campanha popular, o presidente Getúlio Vargas assinou a lei 2004, que instituiu o monopólio estatal das pesquisas, lavra, refino, e transportes de petróleo e seu derivados e criou a PETRÓLEO BRASILEIRO S/A.No ano de 1963,o monopólio foi ampliado, abrangendo também as atividades de importações, exportação de petróleo e seus derivados.
O Brasil na década de 60, iniciou através da PETROBRAS as atividades offshore com a descoberta do campo de Grarecema, em Sergipe. Entretanto, foi em campos, no litoral fluminense, que a PETROBRAS descobriu a bacia que se tornou a maior produtora de petróleo do país. O campo inicial foi o de Garoupa
A flexibilização do monopólio foi um outro fato importante na história do Brasil. O presidente Fernando Henrique Cardoso sancionou a lei de 9478 que permitiu a presença de outras empresas competindo em todos os ramos com a PETROBNRAS. Nesse contexto o monopólio deixa de existir surgindo a Agência Nacional do Petróleo, isto marca um novo panorama para empresa PETROBRAS que passa a ser uma concessionária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário